Sobre a Ecolalia

Oi geeente!

O profissional da fonoaudiologia é um parceiro inestimável quando falamos de intervenções de equipe multi, especialmente quando se trata de abordar desafios relacionados à linguagem e comunicação, como a ecolalia. Identificar a ecolalia, assim como outras características do autismo, requer observação cuidadosa e conhecimentos sobre os padrões de linguagem.

Como psicóloga, vejo o trabalho do fonoaudiólogo como balizador na promoção do desenvolvimento completo das nossas crianças, superando barreiras comunicativas que promovem qualidade de vida!

Segue um pouquinho sobre o assunto sob o olhar da fono Sophia Esther ( profissional gabaritada que compõe o nosso time.

Vamos falar sobre… ECOLALIA?

Por Dra. Sophia Esther de Melo Rego, fonoaudióloga e especialista em desenvolvimento infantil do Grupo Estímulos Neurodesenvolvimento – Equipe Letícia Bringel

A Ecolalia é definida como “uma repetição em eco da fala”, sendo uma característica marcante na aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pesquisadores, como Leo Kanner, consideravam a Ecolalia como uma repetição sem significado e sem propósito aparente. Entretanto, outros estudos sugerem que a Ecolalia pode vir acompanhada de intenção comunicativa e ser utilizada para manter o contato social, a confirmação do desejo, como mecanismo de regulação do comportamento, quando ainda não conseguem verbalizar as palavras livremente.

Um ponto importante é que a ecolalia pode acontecer no processo típico da aquisição de linguagem e o que a diferencia da patológica, é que esta é contínua e persistente.

Tipos de Ecolalia

Existem três classificações para Ecolalia:

  • Imediata: É observada quando a repetição acontece imediatamente após um estímulo verbal.
  • Tardia: Ocorre após um intervalo de tempo maior após o estímulo verbal.
  • Mitigada: Refere-se a qualquer modificação da emissão ecoada – podendo ser imediata ou tardia – para fins comunicativos.

Terapia

O fonoaudiólogo tem papel fundamental nas intervenções junto à criança ecolálica, auxiliando-a no desenvolvimento compreensivo e expressivo da sua linguagem. Entretanto, esse é um trabalho que requer bastante prática, persistência e paciência do interlocutor, levando sempre em consideração as características individuais de cada criança, bem como suas potencialidades, o apoio da equipe multiprofissional e da família.

Referencial para leituras complementares sobre o assunto: 

– “A Ecolalia no Desenvolvimento da Linguagem de Pessoas Autistas: Uma Revisão Bibliográfica”. AGF Saad, M Goldfeld.

A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica

– “Tipo de Ecolalia em Crianças com Transtorno do Espectro Autista”. M Mergl, CAS Azoni.

Tipo de ecolalia em crianças com Transtorno do Espectro Autista

– “A Diversidade Sintomática da Ecolalia” MT Oliveira.

https://revistas.pucsp.br/dic/article/download/11336/22711#:~:text=Chama%20aten%C3%A7%C3%A3o%2C%20tamb%C3%A9m%2C%20a%20diversidade,esquizofrenia%20e%20o%20autismo%20infantil.

– “Investigando a Ecolalia no Autismo: Há Possibilidade de Um Novo Olhar?” FLB Rego.

https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18489/1/FABIANA%20LINS%20BROWNE%20REGO%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20%202016.pdf

– “Caracterização das Emissões Ecolálicas em Crianças com Distúrbio do Espectro Autista” MP Grillo.

Caracterização das emissões ecolálicas em crianças com distúrbio do espectro do …
BAIXE O NOSSO APLICATIVO NO SEU CELULAR!  Para instalar a Estímulos Brasil GRATUITAMENTE, isso mesmo, totalmente GRÁTIS no seu smartphone, tanto para iOS como para Android, basta pesquisar por Estímulos Brasil na loja de aplicativos do seu celular.

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...