Sobre a Ecolalia
Oi geeente!
O profissional da fonoaudiologia é um parceiro inestimável quando falamos de intervenções de equipe multi, especialmente quando se trata de abordar desafios relacionados à linguagem e comunicação, como a ecolalia. Identificar a ecolalia, assim como outras características do autismo, requer observação cuidadosa e conhecimentos sobre os padrões de linguagem.
Como psicóloga, vejo o trabalho do fonoaudiólogo como balizador na promoção do desenvolvimento completo das nossas crianças, superando barreiras comunicativas que promovem qualidade de vida!
Segue um pouquinho sobre o assunto sob o olhar da fono Sophia Esther ( profissional gabaritada que compõe o nosso time.
Vamos falar sobre… ECOLALIA?
Por Dra. Sophia Esther de Melo Rego, fonoaudióloga e especialista em desenvolvimento infantil do Grupo Estímulos Neurodesenvolvimento – Equipe Letícia Bringel
A Ecolalia é definida como “uma repetição em eco da fala”, sendo uma característica marcante na aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Pesquisadores, como Leo Kanner, consideravam a Ecolalia como uma repetição sem significado e sem propósito aparente. Entretanto, outros estudos sugerem que a Ecolalia pode vir acompanhada de intenção comunicativa e ser utilizada para manter o contato social, a confirmação do desejo, como mecanismo de regulação do comportamento, quando ainda não conseguem verbalizar as palavras livremente.
Um ponto importante é que a ecolalia pode acontecer no processo típico da aquisição de linguagem e o que a diferencia da patológica, é que esta é contínua e persistente.
Tipos de Ecolalia
Existem três classificações para Ecolalia:
- Imediata: É observada quando a repetição acontece imediatamente após um estímulo verbal.
- Tardia: Ocorre após um intervalo de tempo maior após o estímulo verbal.
- Mitigada: Refere-se a qualquer modificação da emissão ecoada – podendo ser imediata ou tardia – para fins comunicativos.
Terapia
O fonoaudiólogo tem papel fundamental nas intervenções junto à criança ecolálica, auxiliando-a no desenvolvimento compreensivo e expressivo da sua linguagem. Entretanto, esse é um trabalho que requer bastante prática, persistência e paciência do interlocutor, levando sempre em consideração as características individuais de cada criança, bem como suas potencialidades, o apoio da equipe multiprofissional e da família.
Referencial para leituras complementares sobre o assunto:
– “A Ecolalia no Desenvolvimento da Linguagem de Pessoas Autistas: Uma Revisão Bibliográfica”. AGF Saad, M Goldfeld.
A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica
– “Tipo de Ecolalia em Crianças com Transtorno do Espectro Autista”. M Mergl, CAS Azoni.
Tipo de ecolalia em crianças com Transtorno do Espectro Autista
– “A Diversidade Sintomática da Ecolalia” MT Oliveira.
https://revistas.pucsp.br/dic/article/download/11336/22711#:~:text=Chama%20aten%C3%A7%C3%A3o%2C%20tamb%C3%A9m%2C%20a%20diversidade,esquizofrenia%20e%20o%20autismo%20infantil.
– “Investigando a Ecolalia no Autismo: Há Possibilidade de Um Novo Olhar?” FLB Rego.
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18489/1/FABIANA%20LINS%20BROWNE%20REGO%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20%202016.pdf
– “Caracterização das Emissões Ecolálicas em Crianças com Distúrbio do Espectro Autista” MP Grillo.
Caracterização das emissões ecolálicas em crianças com distúrbio do espectro do …
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