📌 Você sabia? A vestimenta é uma habilidade que envolve muito mais do que “colocar a roupa”!
🧠👕👖
Na Terapia Ocupacional, avaliamos como a criança participa das tarefas do dia a dia, como vestir e despir-se, desde os primeiros marcos do desenvolvimento.
Utilizamos instrumentos como o PEDI para entender o quanto ela realiza com autonomia, qualidade e tempo adequado.👶🧒👦
📈 Marcos esperados do vestir (segundo o PEDI e referências do desenvolvimento):
👶 1 a 2 anos
➡️ Começa a cooperar com o vestir (levanta braços, coloca o pé na calça)
➡️ Remove meias, chapéus e sapatos com ajuda👧 2 a 3 anos
➡️ Tira calça e camiseta com pouca ajuda
➡️ Inicia tentativa de vestir roupas mais simples🧒 3 a 4 anos
➡️ Veste camiseta, calça e cueca
➡️ Aprende a usar zíper e botões grandes👦 4 a 5 anos
➡️ Veste e despe a maioria das roupas com supervisão
➡️ Fecha zíper, abotoa, escolhe a roupa certa✨ A criança pode precisar de apoio se:
Demora muito para se vestir 🕒
Chora ou se frustra com as roupas 😣
Tem dificuldade com zíper, botão ou coordenação 🤹♂️
Evita tecidos, etiquetas ou tipos específicos de roupa 👕
📣 A Terapia Ocupacional ajuda a desenvolver a autonomia no vestir, respeitando o tempo de cada criança e estimulando habilidades sensório-motoras e cognitivas de forma divertida e funcional!
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Edyane Araujo, Ana Paula Andrade e Estímulos Brasil1 Comentário👏 Conteúdo riquíssimo, @pablodoudement
Sua explicação sobre os marcos do vestir na infância evidencia como a Terapia Ocupacional é estratégica no desenvolvimento da autonomia.
É fundamental compreender que o ato de se vestir vai muito além da roupa — envolve coordenação, autoestima e etapas importantes do desenvolvimento.
Parabéns por compartilhar esse conteúdo com tanta clareza, sensibilidade e propósito! 💙🧠
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