Toggle Side Panel
Ícone do site
  • Home
  • Quem somos
  • Drª Letícia Bringel
  • Central de atendimento
  • Baixe o nosso App!
  • Área do estimulador
  • Área de inscrição
  • Blog
  • Loja
  • Política de Privacidade
  • Termos de serviços
Toggle Side Panel
Estímulos Brasil

Carrinho de compras

Nenhum produto no carrinho.

Área do estimuladorInscreva-se
Estímulos Brasil

Carrinho de compras

Nenhum produto no carrinho.

Estímulos Brasil
  • Home
  • Quem somos
  • Drª Letícia Bringel
  • Central de atendimento
  • Baixe o nosso App!
  • Área do estimulador
  • Área de inscrição
  • Blog
  • Loja
  • Política de Privacidade
  • Termos de serviços
Close search
    •  Foto de perfil de, Ana Pércy Passos Mesquita da Silva

      Ana Pércy Passos Mesquita da Silva, acabou de publicar

      3 semanas atrás

      Como agir quando a criança esta realizando um comportamento interferente? Muitas das vezes nossa intuito o logo repremir , brigar, gritar , porem na maioria das vezes não funciona( nunca) , e faz com que esses comportamentos se intensifiquem. Ai acontece o famoso reforçamento de comportamento ou condutas.
      Segue algumas dicas de como agir nesses momentos:
      Diante de um comportamento interferente (como agressividade, gritos, fugir de atividades, bater, jogar objetos) de uma criança autista, o mais importante é não reforçar esse comportamento de forma acidental. Aqui está um passo a passo com orientações práticas baseadas em estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

      ✅ COMO AGIR PARA NÃO REFORÇAR O COMPORTAMENTO:

      1. Mantenha a calma e a neutralidade

      Não reaja com raiva, susto ou muita atenção.

      Crianças podem aprender que certos comportamentos geram reações fortes (atenção, gritos), o que pode manter o comportamento.

      2. Evite reforço imediato

      Não ceda a pedidos feitos por meio de birra ou crises.

      > Ex: Se a criança grita para sair de uma tarefa e você deixa ela sair, isso reforça o grito como forma de escape.

      Em vez disso, só permita que ela saia quando se acalmar ou quando cumprir o combinado.

      3. Identifique a função do comportamento

      Cada comportamento tem uma função. Pode ser:

      Fuga (para evitar uma atividade)

      Atenção (para receber atenção do adulto)

      Acesso a algo (um brinquedo, comida)

      Autoestimulação sensorial

      > Saber a função ajuda a criar estratégias mais eficazes.

      4. Use o redirecionamento

      Com suavidade, redirecione a criança para outra atividade ou uma forma mais adequada de se comunicar (por exemplo, usar PECS, apontar ou falar).

      Evite confrontos longos.

      5. Reforce o comportamento positivo

      Quando a criança se comunica de forma adequada, espera, ou se acalma, elogie ou recompense imediatamente.

      > “Muito bem pedindo com o cartão!”, “Você esperou, parabéns!”

      6. Antecipe e prepare o ambiente

      Use rotinas visuais, aviso prévio de transições (“Faltam 2 minutos para guardar os brinquedos”), e suporte visual ou tátil.

      Reduz chances de frustração.

      7. Ignore planejadamente (quando seguro)

      Em alguns casos, ignorar o comportamento (extinção) pode ajudar — desde que não coloque a criança ou os outros em risco.

      ⚠️ IMPORTANTE:

      Se o comportamento for perigoso (agressões, autoagressão), a prioridade é garantir a segurança da criança e dos outros — mas mesmo assim evite reforçar com recompensas acidentais.

      Trabalhar com equipe interdisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional) pode ajudar a identificar e atuar sobre a origem do comportamento.

      Mover foto para...

      Não foram encontrados álbuns. Por favor, crie e selecione o álbum.

      Álbuns
      Cancelar Criar
      Criar novo álbum Cancelar Mover
      361965bd-419b-4621-8cff-53181f54e482
      0 Comentários
  • Público
  • Todos os estimuladores
  • Minhas amizades
  • Somente eu
  • Público
  • Todos os estimuladores
  • Minhas amizades
  • Somente eu
  • Público
  • Todos os estimuladores
  • Minhas amizades
  • Somente eu

Estimuladores online

Online 0
Não há estimuladores online...

Estimuladores recentes

 Foto de perfil de, Ana Paula Andrade
 Foto de perfil de, Raíssa Miranda
 Foto de perfil de, Estímulos Brasil
 Foto de perfil de, Fernnanda Nepomoceno
 Foto de perfil de, Letícia Bringel
 Foto de perfil de, Carollyne Araújo
 Foto de perfil de, Marcelly Cristina
 Foto de perfil de, Gecianne Moura
 Foto de perfil de, Letícia Mota Rodrigues
 Foto de perfil de, Marketing Estímulos
 Foto de perfil de, Maykon Rangel Quirino da Silva
 Foto de perfil de, Talita Fernanda Mendes
 Foto de perfil de, Ana Pércy Passos Mesquita da Silva<span class="bp-verified-badge"></span>
 Foto de perfil de, indianaira Barbosa de Araujo
 Foto de perfil de, Edyane Araujo
 Foto de perfil de, Niss Melo
 Foto de perfil de, TAIS CASTRO
 Foto de perfil de, maria feitosa
 Foto de perfil de, Cleiton Do grau
 Foto de perfil de, Camila Silva
 Foto de perfil de, Francisco Neto
 Foto de perfil de, Mônica nogueira
 Foto de perfil de, Abgail Silva
 Foto de perfil de, Gisley Carvalho
 Foto de perfil de, Ana Carvalho
 Foto de perfil de, Gabriel Nathan
 Foto de perfil de, Coordenadora de Adaptação e Produção Editorial
 Foto de perfil de, Wilsora Dionízio
 Foto de perfil de, Anecy de Almeida Lopes Neta
 Foto de perfil de, Eunice Luiza Freitas
Ver tudo

Amigos de: Ana Pércy

Novidades | Ativo | Popular
  •  Foto de perfil de, Estímulos Brasil
    Estímulos Brasil
    último acesso: 47 minutos atrás
  •  Foto de perfil de, Letícia Bringel
    Letícia Bringel
    último acesso: 59 minutos atrás
  •  Foto de perfil de, Letícia Mota Rodrigues
    Letícia Mota Rodrigues
    último acesso: uma hora atrás
  •  Foto de perfil de, Talita Fernanda Mendes
    Talita Fernanda Mendes
    último acesso: 15 horas atrás
  •  Foto de perfil de, Coordenação de Produção e Brinquedoteca
    Coordenação de Produção e Brinquedoteca
    último acesso: uma semana atrás
  •  Foto de perfil de, Arthur Moraes
    Arthur Moraes
    último acesso: uma semana atrás
  •  Foto de perfil de, Iuri Pereira
    Iuri Pereira
    último acesso: 2 semanas atrás
  •  Foto de perfil de, Fernanda Alves
    Fernanda Alves
    último acesso: 2 semanas atrás
  •  Foto de perfil de, Isabella Marques
    Isabella Marques
    último acesso: 2 semanas atrás
  •  Foto de perfil de, Sara Vieira Alves
    Sara Vieira Alves
    último acesso: 3 semanas atrás
Ver tudo

Sugestão de amizades

Nenhuma sugestão encontrada
Nenhum dos estimuladores que você segue ou é amigo atualizou a data de nascimento. Que tal incentivá-los a completar o perfil e aproveitar para deixar um carinho com um feliz aniversário antecipado?
Estímulos Brasil
© 2025 - Estímulos Brasil, nós estimulamos o Brasil com amor!

Espaço de acolhimento inclusivo às famílias, amigos, profissionais, estudiosos e entusiastas do universo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Feed de notícias

Denunciar

Ocorreu um problema ao relatar esta publicação.

Assédio ou comportamentos de intimidação
Contém conteúdo adulto ou sensível
Contém informações enganosas ou falsas
Contém conteúdo abusivo ou depreciativo
Contém spam, conteúdo falso ou malware potencial

Você realmente deseja bloquear este estimulador?

Por favor, confirme que realmente você deseja bloquear este estimulador.

Você não será mais capaz de:

  • Visualizar as publicações dos estimuladores bloqueados
  • Mencionar este estimulador em suas publicações
  • Convidar este estimulador para grupos e fóruns
  • Enviar mensagens para este estimulador
  • Adicionar este estimulador como amigo

Por favor, observe: Esta ação também removerá este membro de suas amizades e enviará um relatório para a administração da Comunidade Estímulos Brasil. Após você confirmar este bloqueio, aguarde alguns minutos para que este processo seja concluído. Qualquer dúvida, nos chame pelo WhatsApp +55 (63) 3028-1111

Denunciar

Você já relatou isso .
  • Português
  • Español (Espanhol)
  • English (Inglês)